Leitura de Mentes 022 – Dicas para preparar sessões de RPG

downloadbotao feed**Adquira o livro “Despreparado? Nunca!” diretamente da editora Pensamento Coletivo clicando aqui!**

209x48-doar-laranja-assina

Olá ouvintes de mentes! 

Você prepara suas sessões de RPG antes do jogo? Já parou para pensar se existe uma maneira mais fácil de fazer isso? Será que você está realmente preparado antes da sessão de jogo começar? Foi pensando nisso que nós fizemos esse episódio juntamente com  Filipe Cunha da editora Pensamento Coletivo. Vamos bater um papo sobre a maneira que preparamos nossos jogos, e de como o livro Despreparado? Nunca! nos ajudou a encontrar diversos pontos que precisavam ser melhorados!

(o ministério da saúde adverte: prepare-se para ouvir esse episódio para estar preparado para preparar suas sessões. Ao persistirem os sintomas esteja preparado para o médico preparar sua consulta.)

Sugestões, reclamações e elogios podem ser encaminhados para: contato@cronicasdementes.com.br Assine nosso feed, siga o crônicas no twitter (@cdmentes) e curta nossa página no facebook (facebook/cronicasdementes).

 

Links citados no episódio:

– Pensamento Coletivo

– WOD Index

Músicas do episódio: Knock Galley West – The Undead West The Wavers – Surfin Mosquito Sim Band –  J-Funk Sim Band – Let’s Rock Sim Band – Roll Down Josh Woodward – Incoherent Sim Band – My Crossroads Josh Woodward  – Adventures of a Deaf Dreamer Quantum Jazz – Orbiting a Distant Planet Conway Hambone – 4 Wheel Funk Conway Hambone – Nick The Led The Wavers – Longest Day The Hypnotunez – Swing me UpLicença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.  

Anúncios

13 comentários sobre “Leitura de Mentes 022 – Dicas para preparar sessões de RPG

  1. #MePreparaCrônicasdeMentes

    Conheci o podcast e ao mesmo tempo o livro Despreparado? Nunca! no grupo chamado RPG dos amigos do GRUNTARTV. Gostaria muito desse livro! Ando precisando de um comportamento metódico para narrar Reinos de Ferro.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Opa. Gostei da pegada do despreparado nunca e já vou comprar é legal que ele fala sobre sobre como catar as migalhas de ideias para montar uma aventura, eu uso um caderninho brochura a muito tempo, anoto,anoto e na hora quase nunca olho nele. Uma coisa que gostei muito nos últimos tempos são esses jogos que fazem você fazer a aventura na hora, os chamados narrativistas, tipo Fiasco, Violentina, e esse eu me diverti muito jogando, Este corpo mortal, caçadores de sonhos e Cosa Nostra eles captam coisas que tem na nossa mente na hora e já jogamos na aventura. Tanto o fiasco que você cria a relação entre os personagens pra depois descobrir quem são eles, o violentina que você é só um clichê com um vínculo e um desejo e as cartas aleatórias no gabarito da trama fazem o esqueleto da aventura, Este corpo que os jogadores vão discutindo e palpitando até criar o cenário da aventura e caçadores, que ainda estou lendo, mas você parte de uma ideia simples, saca uma carta olha a ideia que anotou, a relação entre os personagens e tenta encaixar, essas coisas quebram o controle sobre a história e ela se torna algo que você não sabe o que vai acontecer e fica tenso pra saber o que virá. Uma das coisas mais chatas que eu via nas aventuras de RPG é um mestre que tem um aventura tão estruturada que quer te obrigar a fazer tudo do jeito que ele planejou, daí é teatro,não RPG, RPG é liberdade criativa, um mestre que quer te obrigar a ir no bar, ficar amigo do figurão local ou qualquer coisa do tipo é imcapas de improvisar sobre suas ações, ou escreveu tão detalhadamente sua aventura que não quer que você mude uma vírgula, que vá escrever um livro, RPG é um jogo de grupo e uma das graças de ser mestre é improvisar sobre as merd…, sobre as ações que os personagens fazem, mesmo jogando um livro jogo você tem uma mínima liberdade de escolha, se não eu vou jogar Mário.Bom desculpe o desabafo mas acabei de jogar uma aventura que fui obrigado a representar um capítulo de supernatural. Abraços.

    Curtir

  3. #‎MePreparaCrônicasdeMentes‬

    Olá De Mentes, seu amiguinho Guilherme de São José dos Campos por aqui 😊

    Conheci o Crônicas pelo Face, em uma da comunidades de Rpg que tem lá (RPGBrasil, Indie Rpg?) e depois foi só amores.

    Alias, vocês ainda se alimentam de amor? Tai uma campanha legal pra EIRPG, traga amor para os De Mentes! #AmorDeMente !

    Um puxão de orelha, como vocês fazem uma “campanha” com hash e não jogam isso com força nas comuna do face? tsc tsc tsc

    Abração!

    Curtir

  4. #MePreparaCrônicasdeMentes

    Fala Mentalistas, conheci o podcast através da pesquisa de RPG no iTunes

    Ouvi aos poucos, indo das leituras de mentes até chegar na crônica de Geist e reconhecer a cidade que vocês estavam narrando hahaha Também sou de São José dos Campos
    Acho incrível a maneira que vocês estruturam e ambientam as crônicas, é um excelente material o que estão produzindo. Ainda chego nesse nível de narrativa hahaha

    Naquela roda de futuras crônicas, tem espaço para uma de Mago? Conheço um pouco do cenário, mas nunca acompanhei nada de perto.

    Valeu!

    Curtir

  5. Galera curti bastante o episódio e estou usando as dicas para as campanhas futuras e presentes.
    Gostaria de deixar só uma sugestão:
    Poderiam exibir os links das indicações de livros, links e afins no post 🙂

    Abraço.

    Curtir

  6. Saudações queridos!
    Episódios cada vez melhores!
    Mas vamos lá…
    1º Quanto ao Evernote, também recomendo MUITO, no meu caso escrevo praticamente tudo usando ele pelo celular, já que fico a maior parte do tempo fora de casa. Uma coisa boa dele também é que quando estou criando algum cenário ou texto que preciso que os outros leiam, eu posso disponibilizar um link via chats (Whatsapp, Messenger do face, etc.) e todos podem ler o texto.
    2º Quanto ao RPG do Supernatural mencionado pelo Pedro Petrus.Existe uma adaptação do Mutantes e Malfeitores que veio na Dragon Magazine (por sinal tenho ela aqui) e também recomendo Daemon ^-^.
    3º Quanto a pergunta de como conheci vocês, de forma resumida, foi através de pesquisa pois queria referências de jogos gravados além de um podcast voltado a temática, descobrimos vocês e nos apaixonamos S2! huahauahu
    4º Martírio está foooooooooooda bagarai. Vei enquanto todos gritam “PORRA GABRIEL” eu digo “Força Gabriel!”, boto fé nesse garoto!

    PS: Ivan você falou que alguém tem de fazer piadinhas no cast… Botamos fé no Fox, ele tem futuro no ramo das Piadinhas…huahauahauha

    Sem mais delongas!
    Abraços carinhosos,
    Tenshi.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s